sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Por que filósofo?

Bom vocês que tem acompanhado as postagens lembram do meu "ser cristão" e "estar bombeiro", agora venho falar sobre a parte filosófica do meu blog, e é nessa área que me sinto mais inseguro, até por que minha bagagem é muitíssimo pouca. Meu relacionamento com a filosofia começou no antigo 2º grau com minha empolgante lembrança sobre o mito da caverna, continuou nos meus 4 períodos de filosofia na graduação em teologia pelo Betel (saudades) e perdura através dos dois períodos de minha trancada graduação em filosofia pela PUC. Gosto de filosofia, amo a sabedoria e sigo a verdade, mas reconheço minha limitação em relação a todas, nossas percepções e sentidos nos enganam e nosso saber na maioria das vezes é passageiro. Não me preocupo mais com minhas incertezas e questões sobre a vida, não é um comodismo e sim um contentamento, de contente(rsrsrs), existem coisas muito grandes e profundas que não conseguimos conhecer, nem entender e muito menos compreender. Só preciso de uma verdade para calçar minha alavanca e movimentar minha vida rumo ao futuro que em parte desconheço. Bom, a verdade que me apego é a de que DEUS É BOM! Mas em que você se baseia para expressar essa verdade? Para os que creem na Bíblia, é a própria Palavra. Para os que duvidam: A natureza. Deus revela sua bondade no nascer do sol e na distância em que a terra está dele. Revela sua bondade na camada de ozônio que o salmista chama poeticamente de "tenda"(Sl 19.4), na circularidade da terra registrada no profeta Isaías(Is 40.22) -Com certeza os religiosos que não acreditavam que a terra era redonda não leram esse profeta.-  Deixe-me parar por aqui. A filosofia é para mim uma degustação, um prazer, parece que enquanto reflito eu brinco com o criador, assim como minha filha de quatro anos me indaga a respeito de algumas coisas. Me sinto como uma criança diante do criador.  "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim." Sl 131.

Gosto muito de um livro de John Stott chamado "Crer também é pensar". Minha fé não atrapalha meu raciocínio apenas subjuga-o em algumas situações. Afinal eu não alcançarei a verdade, pois ela já me alcançou. Jesus é a verdade! Filósofo por que amo a sabedoria, e a sabedoria pra mim é Jesus! Grd abraço!

2 comentários:

  1. trancada???
    a verdade doi, neh rs'..
    ..
    Como e´a primeira critica,vOu parabeniza-lo, mas naO apenas pelO seu blog, que eh uma boa semente deixada em terra fértil pois expressar ideias, opiniões e ''verdades' sempre sera' um ato construtivo afinal do mesmo jeitO que nao nascemos pronto nossos pensamentos e nossas verdades tambem se constroem dia apos dia, vivencia apos vivencia eh involuntário e faz parte do crescimento..

    ...como tambem pela bOa pessoa, bOm amigO, bOm proficional' e filosofo nato' que eu conheço..

    Concordo com estas limitacoes dos nossos sentidos, percepcoes e saber mas discordo em parte dessa parabola da 'alavanca' que parece, querer ludibria-lo a aceitar o broto da boa semente que quer crescer e se tornar arvore' eh natural dela'..
    [se ligou na parabola neh rs]

    disse em parte pois acredito que verdades de fato e verdades pessoais#aquelas que acreditamos''. Se confundeM justamente por nossas limitacoes'..

    Isto eh oque vejO de onde estOu rs'..

    brçs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquei, pois meu menino estava exaurindo minha amada, então parei um pouco para cuidar de minha família. Valeu pelo comentário meu amigo!

      Excluir