sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Rico e Lázaro (Rio 2 e Asa Branca)


Alguns dos meus amigos leitores sabem que sirvo a Deus como missionário onde moro, na comunidade Asa Branca. Sabemos que a desigualdade social é enorme em nosso país, embora já tenha melhorado um pouco nos últimos anos, os mais velhos sabem que a coisa já foi pior, aqui em Curicica (até que me provem o contrário, pois os prédios se dizem Barra) isso é visível. Um condomínio de classe média alta chamado Rio 2 faz fronteira com uma comunidade chamada Asa Branca e venho nessa reflexão compará-los a parábola de Rico e Lázaro, que se encontra na Bíblia no livro de Lucas 16. 19-31, que relata a proximidade entre um rico abastado e um pobre mendigo que ao morrerem vão para destinos diferentes, o pobre para o céu (seio de Abraão) e o rico para o inferno. Não quero generalizar a questão e mandar o Rio 2 para o inferno e a Asa Branca para o Céu, pois a maioria das generalizações, assim coma as unanimidades, são burras. Mas quando penso nas diferenças entre um e outro não vejo muitas, ambas estão construídas na beira de um rio e em cima de um pântano, só que uma foi invadida por pobres e outro foi invadido i$licitamente por construtoras que posteriormente venderam para pessoas bem intencionadas, no entanto as duas comunidades, chamo também o Rio 2 de comunidade por seus moradores terem mais coisas em comum (apartamentos iguais, piscinas, elevadores, área comum e outros) do que as ditas “comunidades”,  estão erradas já que são construídas em áreas protegidas por leis ambientais.

Quanto a questão de salvação das pessoas mais abastadas a Bíblia fala que a entrada deles no Reino dos Céus é mais difícil por eles porem sua confiança em suas riquezas (Mc 10. 23-25), as Escrituras não condenam os ricos, mas os adverte a colocarem sua confiança em Cristo e que não sejam soberbos, que enriqueçam em boas obras e que repartam seus bens e que sejam comunicáveis (I Tm 6. 17-19). Bom outra relação entre as pessoas e as riquezas é a escravidão. A Bíblia fala que não podemos servir a dois senhores ou servimos a Deus ou ao dinheiro (Mt 6. 24), dizem que o dinheiro é um ótimo servo e um péssimo senhor. Na minha humilde visão o grande problema dos que tem um pouco a mais é a indiferença com o sofrimento alheio, como diz um dos raps que gosto “sua indiferença não muda a vida dura, daquele mano que cata papelão na rua...” Cristo deixou toda sua glória e por amor se humilhou para se relacionar conosco e nos oferecer salvação. Bom procuro seguir a Cristo. Graças a Deus Jesus me salvou, tem me salvado e me salvará! Glória a Deus! Que vocês possam refletir no que eu disse, espero que alguns preconceitos possam cair por terra. Até mais!

2 comentários:

  1. Deus o abençoe, e a todos que fizerem a leitura destas palavras, vivemos atualmente um evangelho de bênçãos e prosperidade, os próprios cristãos se esquecem que evangelho é renúncia e resignação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Deus abençoe você e todos os seus! obrigado pelo comentário. A Paz!

      Excluir