sábado, 15 de novembro de 2014

Reflexões de um ex-"afastado"!

Esse é um termo usado pelos cristãos, mas especificamente pelos protestantes. E em geral, são pessoas que algum dia já frequentaram uma instituição religiosa, denominada igreja, e hoje já não frequentam mais. Sendo assim, algumas pessoas lhes julgam afastados de Deus.  Muitos são os que se dizem e os que consideramos afastados. Mas ficam-me sempre algumas perguntas quando reflito sobre o tema. Afastado de quê? Será que esse afastado já chegou realmente perto? O que o afastou? Para não demorar um dia inteiro escrevendo, e não tornar esse texto cansativo, ficaremos somente nestas três perguntas.
Em minha humilde opinião ninguém consegue se afastar de Deus, pois toda terra está cheia de Sua presença Gloriosa, e até no mundo dos que descansam, os mortos, Ele foi encontrado. O salmista deixa isso bem claro no salmo 139. Conseguimos sim, não notar Sua presença, ou sermos indiferentes a Ela, mas se afastar é uma tarefa impossível quando se fala no Deus onipresente (presente em todo lugar). Quando nos relacionamos com Deus percebemos que antes de imaginar a existência d’Ele, ele já nos amava e cuidava de nós, o próprio salmo, citado acima, fala que Deus viu nosso corpo ainda informe no ventre de nossa mãe. E o apóstolo Paulo fala que ninguém pode nos separar desse amor que está em Cristo Jesus (Romanos 8. 37-39). Quando vamos para as escrituras elas nos deixam claro que o termo é um pouco equivocado, pelo menos na maioria das interpretações.
Agora quando falamos em relação à igreja, pode-se ter algum fundo de verdade. Mas mesmo assim é um pouco complicado, pois a igreja criada por Cristo é bem maior do que pensamos, e é possível que haja pessoas com relacionamento quebrado com Deus, prefiro este termo de “relacionamento quebrado” à “afastado”, dentro de nosso rol de membros, documento que contém os nomes dos que fazem parte da igreja. Deus está sempre perto e disposto a nos amar, o que nos resta é nos abrirmos para um relacionamento com Ele. Se isto não ocorrer o relacionamento permanece quebrado ou se torna inexistente, o que geralmente denominam alguns de “afastados”.
Para mim não é possível a existência de pessoas “afastadas” no que se refere a Deus. No que se refere à igreja existem muitos casos, oriundos até de um fraco ou inexistente discipulado, e outros, mais raros, como consequência de uma decisão pessoal de pessoas geralmente feridas.

                Aos irmãos digo: Deus é tão, tão bom, que através da obra de Cristo o seu amor nos constrange (2 Coríntios 5.14)e Ele trabalha em nós, por nós e através de nós! Ele está mais perto do que nunca! Ele está dentro de nós!!!

                Aos amados afastados digo: Não desista da igreja, ore, leia Bíblia e procure uma comunidade que se aproxime o máximo do que Cristo viveu. Não desista da igreja, pois Jesus não desistiu dela, na verdade ele deu a vida d’Ele pela igreja! Deus está perto de você queira ou não! Ele te ama e quer manifestar seu amor em sua vida, não só através da igreja, mas também através da igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário